A ação esportiva oferece aulas gratuitas de jiu-jítsu e judô, além de passeios culturais e palestras educativas a centenas de crianças e adolescentes da região

Lisias Macedo | 15/09/2015 às 17h01 - terça-feira | Atualizado em 20/09/2015 às 14h11

Priscilla Antunes
Os alunos e professores do projeto Geração UPP posam para a foto com a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, sra. Liliana Ayalde, e do cônsul-geral no Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, sr. James Story.

Rio de Janeiro, RJ — Os atletas mirins do projeto Geração UPP, realizado na comunidade da Providência, no centro da capital fluminense, receberam na tarde desta terça-feira, 15, as visitas da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, sra. Liliana Ayalde, e do cônsul-geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, sr. James Story.

Priscilla Antunes
Liliana Ayalde, embaixadora dos EUA no Brasil.

Na oportunidade, os visitantes conheceram as ações esportivas desenvolvidas por meio da parceria entre a Legião da Boa Vontade (LBV)Super Rádio Brasil — 940 AM, Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e Prime Esportes, Boomboxe, Shopping Nova América e Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), nas comunidades onde atuam as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Nessas regiões, o projeto oferece a centenas de meninos e meninas a prática de atividades esportivas como aulas gratuitas de jiu-jítsu, judô e caratê, além de passeios culturais, palestras educativas e de cidadania e incentivo ao estudo. "A iniciativa é muito importante porque faz ênfase à prevenção, dando aos pequenos e aos jovens as ferramentas para não entrarem nas atividades ilícitas. Então, é muito bonito ver como eles estão fazendo coisas construtivas usando a mente para aprender”, ressaltou a embaixadora.

Priscilla Antunes
James Story  cônsul-geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro.

Em entrevista à Super Rede Boa Vontade de Comunicação(Rádio, TV, Internet e publicações), o sr. Story elogiou o projeto esportivo e citou o jovem Gabriel Monteiro, morador da Providência que conquistou a medalha de ouro no World Jiu-Jítsu, competição realizada em Long Beach, Califórnia, nos Estados Unidos. "O caso do Gabriel é especial. Ele foi à Califórnia e ganhou o campeonato, e foi com o trabalho de todos que ele ganhou essa oportunidade. Isso mostra que todos nós deveríamos fazer o que pudermos para apoiar essas comunidades mais carentes", disse.

Para o professor de jiu-jitsu Christian Ribeiro, o sucesso do jovem não seria possível sem o apoio da LBV: “Vocês tiveram uma participação fundamental na conquista do Gabriel. Ajudou a gente com orientação, com todo o suporte, doou quimono. A UPP tem muito a agradecer com essa parceria tão forte que a gente tem”.

Além da Providência, mais de 30 outras comunidades cariocas são beneficiadas pela parceria. Ao todo, cerca de 4 mil moradores participam das aulas. As atividades são gratuitas e os atendidos ganham uniforme completo para realizar os treinamentos e participar das competições.

Fonte: Site LBV
http://www.lbv.org/embaixadora-dos-eua-no-brasil-visita-projeto-apoiado-pela-lbv-na-comunidade-da-providencia