Responsável por levar a filosofia e as técnicas das artes marciais a jovens de favelas pacificadas do Rio de Janeiro através de policiais militares graduados, o Projeto Geração UPP recebeu duas visitas ilustres na tarde de terça-feira, dia 15 . Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, e o cônsul geral do Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Jimmy Story , estiveram presentes na sala de artes marciais do Morro da Providência, no Centro da cidade, com o apoio do Comandante Major Valente, e acompanharam de perto as ações desenvolvidas pela parceria entre a Legião da Boa Vontade (LBV), Super Rádio Brasil, Prime Esportes, Boomboxe, Shopping Nova América, Secretaria do Estado de Esporte, Lazer e Juventude, e a Coordenadoria de Polícias Pacificadora (CPP).

“Essa iniciativa é muito importante porque dá ênfase na prevenção, dando aos pequenos e aos jovens ferramentas que os impedem de serem atraídos por atividades ilícitas, ilegais. Realmente é muito bonito ver essas crianças praticando algo construtivo, usando a mente para aprender, se desenvolver e, no futuro, ter ferramentas para ajudar os outros”, ressaltou a sra. Ayalde.

São centenas de crianças atendidas em mais de 30 de projetos, onde participam de passeios culturais, palestras de cidadania e educativas, incentivo ao estudo e aulas de jiu-jitsu e judô, além de ganharem uniformes completos. No primeiro semestre deste ano, o jovem Gabriel Ribeiro, de 16 anos, viajou aos Estados Unidos e sagrou-se campeão mundial na faixa azul. Antes considerado um “problema”, hoje o garoto é um dos exemplos do sucesso da Geração UPP, e foi citado pelo Cônsul.

“O caso do Gabriel Monteiro foi apenas a cereja do bolo. Ele foi à Califórnia e ganhou o campeonato recompensando o trabalho e esforço de todos. Isso mostra a importância de que todos nós deveríamos fazer tudo o que tiver ao nosso alcance para apoiar essas comunidades”, exaltou Story.

Um dos principais líderes da Geração UPP é o policial militar e faixa preta de jiu-jitsu Christian Ribeiro. Um dos mentores do campeão mundial Gabriel Monteiro, ele chama a atenção para a importância do trabalho coletivo.

“A LBV foi fundamental na conquista do Gabriel no mundial da IBJJF, nos ajudou com a orientação, todo o suporte, além da doação do quimono. Também foi importante a FJJD-Rio, que, através de um campeonato conquistado pelo Gabriel, nos forneceu uma das passagens para a Califórnia. A UPP tem muito a agradecer aos parceiros que acreditam e investem no projeto”, agradeceu o militar.

640x428
Geração UPP do Morro da Providência (Foto: Priscila Antunes/Divulgação)

 *Fonte: Site Tatame
http://www.tatame.com.br/tatame/jiu-jitsu/autoridades-dos-eua-sobem-o-morro-e-visitam-projeto-social-que-revelou-campeao-mundial-de-jiu-jitsu